terça-feira, 23 de junho de 2009

Dieta do "C"

Se ligue nas dicas importantes para manter a saúde e o bem-estar sem sofrimentos.

É possível alcançarmos nossos objetivos estéticos aprendendo técnicas alimentares saudáveis como estas:

Canela

A canela é uma árvore, de onde pode ser extraído um óleo usado para tratar gripes e resfriados. "A casca da canela apresenta atividade antifúngica e antibacteriana, além de ser considerada digestiva e antioxidante. Ela ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa", afirma a nutricionista.

A especialista lembra um estudo recente, realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que revelou as propriedades da canela contra o diabetes tipo 2. "Os pesquisadores identificaram um componente que desempenha o papel de substituto da insulina e pode potencializar a atividade desta substância no organismo. Tratados com uma solução de canela por 40 dias, cerca de 30 voluntários demonstraram uma significativa redução dos níveis de glicose no sangue. A pesquisa também indicou redução dos níveis de triglicérides e colesterol", diz a nutricionista. E a especiaria ainda tem efeito termogênico, ou seja, sua digestão necessita do gasto de mais calorias. Por isso, acredita-se que ela pode ajudar no emagrecimento.

Coentro
O coentro é estimulante do aparelho digestivo, o que ajuda a eliminar toxinas. Fora isso, ele ainda apresenta ação diurética, ajudando na eliminação de excesso de líquido e diminuindo o inchaço.

Cominho
O cominho estimula a digestão, além de ser diurético. Acrescentá-lo nas receitas que levam carne, por exemplo, é uma boa pedida para evitar o acúmulo de toxinas no seu organismo, o que prejudica a pele e também pode trazer fastio dando preguiça na hora de praticar exercícios, por exemplo.

Cravo
Os altos níveis de colesterol são um problema na vida de quem precisa emagrecer. Para ajudar neste combate, umas flores de cravo podem ajudar.

Cebola e Cebolinha
A cebola e a cebolinha previnem doenças cardiovasculares, além de apresentarem ação antioxidante. Incluir as duas na sua dieta ajuda a manter a pele mais jovem e também estimula as células a funcionarem com mais vigor. "Elas também possuem substâncias anticancerígenas e substâncias que ajudam a reduzir o colesterol ruim", diz Daniela.

Curry
O curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes. Gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos estão entre eles. Todos esses temperos são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.
"Em nosso organismo, ele pode trabalhar como antioxidante, combatendo infecções estomacais, além de ser considerado diurético e reduzir inflamações no intestino. Por conter canela e pimenta em sua composição, o curry pode auxiliar na perda de peso pelo efeito termogênico dos dois temperos".

fonte: site minha vida, querendo mais informações é so clicar no título desta

sábado, 30 de maio de 2009

Tabagismo? Tô fora!

Substâncias tóxicas e cancerígenas do fumo

O fumo do cigarro contém mais de 50 substâncias tóxicas e cancerígenas. Quem fuma 20 cigarros por dia inala 300mg de alcatrão e 30 mg de nicotina.

O consumo de tabaco está relacionado com:

-Doença vascular - doença coronária e arterial periférica oclusiva (levando à amputação de membros devido à isquémia arterial).

-Doenças respiratórias - a paralisação dos cílios vibráteis da mucosa brônquica, a consequente retenção de poeiras e a deposição de alcatrão, a irritação crónica, e as consequentes bronquite crónica, enfisema pulmonar e cancro do pulmão, levando à mortalidade 6/1 (relativamente a não fumadores).

-O cancro, dos pulmões, laringe, boca, esófago e outros, pelos carcinogéneos do fumo do cigarro, mata 11 vezes relativamente ao não-fumador.

-As doenças gastrointestinais e as úlceras (feridas da mucosa) que a nicotina, através dos seus efeitos: aumento da secreção ácida, e da peristalse e do refluxo esofágico.

-O desarranjo do sistema imunitário (o grande defensor de agressões externas e também o preservador da integridade harmónica que é a vida).

-A impotência e a infertilidade - a afectação do sistema vascular antecipa o fim da jovialidade.

O Ministério da Saúde Alemão afirma que, pelo menos 40% de todos os cancros no homem poderiam ser evitados se a "erva nociva" não fosse consumida.

Fumar, não só conduz a muitas mortes prematuras, mas também a uma redução considerável na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas.


Há imensos motivos para deixar de fumar - aqui registramos 10 razões para não fumar:

1- aumenta a esperança de vida,
2- a saúde melhora,
3- recuperam-se as capacidades desportivas,
4- sua presença torna-se mais agradável,
5- seu cheiro, seu cheiro fica muito agradável,
6- poupa-se muito dinheiro,
7- o olfacto e o paladar tornam-se mais apurados,
8- a pele recupera a saúde original,
9- os dentes voltam ao branco original,
10- dá-se bom exemplo aos semelhantes!

Quer deixar de fumar? Escolha um destes caminhos:
-deixe de uma vez por todas,
-reduza gradualmente até abandonar,
-reduza drasticamente o número de cigarros diários
Recomendamos mais leitura e informações sobre o assunto... seja feliz!

O analfeto político

O Analfabeto Político

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

(Berthold Brecht)

Esta mensagem destina-se a reflexões pós o momento cidadania/eleições nas escolas!
É urgente politizarmos e compreendermos a sociedade no processo histórico. Se queremos paz devemos ser veículos da paz, se desejamos mudanças devemos ser sujeitos ativos, se dejemos evolução devemos ser ALÉM, se pretendemos ser aquilo que ainda não somos necessitamos, então, deixar de ser aquilo que ainda somos!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lembranças de um Feto

Ei! Psiu! É você mamãe? Preciso falar com você:
Ontem foi meu aniversário. Eu iria completar um mês de vida.
Pensei que você, mamãe, fosse dar-me uma festinha, como todas as mães fazem quando descobrem que estão grávidas.
Eu pensei que você fosse dar ao papai o beijo que gostaria de dar em mim, porém a festinha não foi tão alegre como eu esperava... de fato você foi à farmácia, comprou o meu presente: pena que aquele presente tenha sido tão mórbido! E você... você não chorou nem um pouquinho, por quê mamãe? Por que logo no meu aniversário?
Eu sabia que por alguns meses eu iria estragar sua elegância, porém eu havia prometido a mim mesmo que ficaria apertadinho pra não lhe prejudicar! Eu deixaria pra crescer depois que nascesse para o mundo.
Olha mamãe, eu sabia que em seu ventre a escuridão seria bastante, entretanto mais tarde eu conheceria o brilho do sol e das estrelas e, principalmente, conheceria você e o papai!
Eu também iria ficar mudo por nove meses, contudo mais tarde eu contaria ao mundo a minha felicidade em tê-la como MAMÃE!... Eu conversaria com você quando estivesse triste, faria tudo pra que a alegria brotasse novamente em seu rosto rosto, despontando aquele sorriso que às vezes só você sabe dar! Também faria de tudo pra que a alegria durasse eternamente em você!
Mamãe, eu planejei tanta coisa! Eu queria crescer tanto... e, sendo jovem eu lutaria com todas as forças para que a guerra acabasse e reinasse a paz neste mundo que eu nem conheci!
Eu quis tanto, tanto... nascer! Nascer para plantar a semente da minha existência: muitas rosas para que o perfume embriagasse os homens e as mulheres deixando-os incapazes de fabricar máquinas que matam a si mesmos.
Mamãe, eu queria muita coisa e você não sentiu... você não deixou... você me assassinou!
Engraçado, eu pensei que os pais amassem os filhos ao ponto de dar-lhes a própria vida, contudo com a gente foi diferente: você não me deixou viver a vida que eu começava num tamanho microscópico... Planejei tanto, mamãe! Hoje não posso sonhar nem planejar mais nada, apenas faço parte do mundo daqueles que nunca cheiraram o perfume das rosas... expermentei a dor da morte ainda tão inocente e angelical!
Mamãe, minha esperança é que você tenha se arrependido do que fez para que seu exemplo sirva de ensinamento ao mundo e o mesmo que me ocorreu não aconteça com os meus irmãozinhos que estão por vir!
Apesar de tudo eu a amo e sei que dessa história ficará um pouquinho de mim em você, ainda que um sentimento tardio de arrependimento!
Beijos, querida mamãe!
_____
Fonte: autoria não conhecida

terça-feira, 12 de maio de 2009

Semear Sempre

Semeie sempre...!

No grande mundo de Deus, tu és um semeador. Tu és presença e pessoa. Junto aos homens podes fugir à responsabilidade de semear.

Não digas: O solo é áspero... O sol queima... Chove demais... A semente não presta...

Tua função não é julgar a terra, o tempo, as coisas, os homens... Tua missão é semear...

A semente é abundante e germina facilmente: Um pensamento, um gesto, um sorriso, um aperto de mão, um conselho amigo... Um copo d’água.

Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma tarefa. Semeia com interesse, com dedicação, com amor. Semeia com quem encontra nisso o motivo maior da sua felicidade...

Sem esperar recompensa, serás recompensado. Semeia, pois: no Reino, dar é receber; gastar a vida servindo é crescer e transformar... Por isso, semeia sempre, em todo terreno, em todo tempo, a boa semente, com amor e com carinho como se estivesse dando o próprio coração.

Sai semeador... Parte. Levas as sementes e a esperança. Não esqueças de voltar depois de regar... O PAI fará crescer e tornar-se fruto a semente que ele te confiou. A ti te cabe partilhar, semeando e regando...

Senhores pais, as sementes que Deus lhes confiou são seus filhos. Ser fruto amanhã dependerá de como cuidou e regou esta semente.

Neste trabalho, não estás sozinho, pois pode contar com minha ajuda.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estratificação e Mobilidade Social

I - Estratificação social

  1. Conceitos
  2. Principais tipos de estratificação

* estratificação econômica

* estratificação política

* estratificação profissional

* o que determina a estratificação econômica

II - Mobilidade Social

  1. Conceito
  2. Tipos de mobilidade social

* mobilidade social vertical

* mobilidade social horizontal

* mobilidade estrutural

* mobilidade circular

* mobiliddade e cultura social

III - Divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais

* castas sociais

* estamentos ou estados

* classe social

* prestigio social

IV - Atividades complementares

1 - Relacione estratitificação social e mobilidade social

2 - Entre os tipos de estratificação social um deles tem sido o mais determinante na atualidade, identifique-o e explique sua importâcia na caracterização da sociedade.

3 - Compare a mobilidade social nas sociedades de castas, estamentos e classes sociais. Faça um quadro ou esquema representativo.

4 - Explique a relação entre os elementos da produção e o conceito de classe social

5 - Pesquise e depois responda às questões:

a) Qual a relação entre o aspecto econômico e o aspecto social da vida das sociedades?

b) Qual a relação entre modo de produção e estratificação social?

c) Em que estrato a mobilidade social acontece com mais facilidade?

d) Qual a contradição fundamental entre as duas pricipais classes da sociedade capitalista?

5 - Faça uma relação entre mobilidade e desigualdade social no Brasil contemporâneo.

Fonte consultada: Filosofia e Sociologia. Marilena Chaui e Pérsio Santos de Oliveira.

O Texto e a comunicação

Defeitos no texto que dificultam a comunicação:
  • ambiguidade e indeterminação
  • obscuridade
  • pleonasmo
  • cacofonia
  • eco
  • prolixidade
  • frases feitas e chavões

Vícios de linguagem

  • barbarismo
  • solecismo
  • hiato
  • rebuscamento, preciosismo
  • neologismo
  • arcaismo

Qualidades nos textos que valorizam a comunicação

  • correção
  • concisão
  • clareza
  • precisão
  • naturalidade
  • harmonia

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Desejo

Desejo a você...

Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga

Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior

Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia

Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.

Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado

Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal

Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém

Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco Bolero de Ravel...

E muito carinho meu.

Atribuido a Carlos Drummond de Andrade

Para sempre...

Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido na pele enrugada,
água pura, ar puro, puro pensamento.

Morrer acontece com o que é breve
e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça, é eternidade.

Por que Deus se lembra-
mistério profundo -
de tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre junto de seu filho
e ele, velho embora, será pequeninofeito grão de milho.

Atribuido a Carlos Drummond de Andrade

Mães

Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração!
Ser mãe é ter no alheio lábio que suga,
o pedestal do seio, onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.
Ser mãe é ser um anjo que se libra sobre um berço dormindo!

É ser anseio, é ser temeridade, é ser receio,
é ser força que os males equilibra!
Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraiso!

Atribuido a Coelho Neto

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Adequação vocabular

Chama o "Aurélio"

Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vic-versa: algumas piadas traduzem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.
Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada, cerca de 20 anos atrás, entre o prefeito de Bom Sucesso (MG) e o enão secretário estadual do interior, Ovídeo de Abreu.
Conta o deputado Elias Murad (PSDB-MG) sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado, expediu rapidamente um telegrama ao prefeito:
"Movimento sísmico previsto essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Oséquio tomar providências logísticas cabíveis."
O secretário esperou ansioso pela resposta. Quatro dias depois chegava o telegrama do prefeito: "Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade."
(Folha de S. Paulo. 24 nov. 1992, p. 1-4)
Explorando o texto:
  1. Para achar graça no texto acima é fundamental conhecer o significado de certas palavras. Qual o significado de sísmico, telúrico e epicentro?
  2. Em que pessoa é narrado o texto?
  3. Há quanto tempo ocorreu o fato relatado?
  4. O narrador conta a historia baseado no relato de quem?
  5. Baseando-se exclusivamente no texto, responda se o fato narrado realmente ocorreu ou se trata-se de uma anedota.
  6. Falar difícil não significa falar bem. Que fato narrado no texto comprova essa afirmação?
  7. Por que o fato narrado pode ser considerado uma anedota?
  8. Pode-se afirmar que houve comunicação entre o secretario e o prefeito?
  9. Por que razão o telegrama do secretario não foi entendido pelo prefeito?

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Figuras de Linguagem

Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que se vale quem fala ou escreve, para comunicar à expressão mais força e colorido, intensidade e beleza.
A divisão das figuras de linguagem (em figuras de palavras, figuras de pensamentos e figuras de construção) segue um critério didático e por isso está sujeito a divergências entre os diversos autores. Entretanto, a expressão Figuras de Estilo foi criada para unificar num todo os recursos "figurados" admissíveis à comunicação.
Figuras de palavras
  1. comparação simples
  2. comparação por símile
  3. metáforaLista numerada
  4. catacrese
  5. sinestesia
  6. antonomasia
  7. sinédoque
  8. metonimia
  9. onomatopeia
  10. símbolo ou alegoria

Figuras de pensamento

  1. antítese
  2. paradoxo
  3. ironia
  4. perífrase
  5. eufemismo
  6. disfemismo
  7. hipérbole
  8. gradação
  9. prosopopeia
  10. apóstrofe

Figuras de Construção

  1. elipse
  2. zeugma
  3. polissíndeto
  4. assíndeto
  5. pleonasmo
  6. inversão ou hipérbato
  7. anacoluto
  8. anáfora
  9. silepse
  10. anadiplose
  11. diácope
  12. epístrofe
  13. assonância
  14. aliteração
  15. paranomasia

terça-feira, 14 de abril de 2009

Gregório de Matos


Que falta nesta cidade?................Verdade
Que mais por sua desonra?...........Honra
Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha.

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.

Quem a pôs neste socrócio?..........Negócio
Quem causa tal perdição?.............Ambição
E o maior desta loucura?...............Usura.

Notável desventura
de um povo néscio, e sandeu,
que não sabe, que o perdeu
Negócio, Ambição, Usura.

Quais são os seus doces objetos?....Pretos
Tem outros bens mais maciços?.....Mestiços
Quais destes lhe são mais gratos?...Mulatos.

Dou ao demo os insensatos,
dou ao demo a gente asnal,
que estima por cabedal
Pretos, Mestiços, Mulatos.

Quem faz os círios mesquinhos?...Meirinhos
Quem faz as farinhas tardas?.........Guardas
Quem as tem nos aposentos?.........Sargentos.

Os círios lá vêm aos centos,
e a terra fica esfaimando,
porque os vão atravessando
Meirinhos, Guardas, Sargentos.

E que justiça a resguarda?.............Bastarda
É grátis distribuída?......................Vendida
Que tem, que a todos assusta?.......Injusta.

Valha-nos Deus, o que custa,
o que El-Rei nos dá de graça,
que anda a justiça na praça
Bastarda, Vendida, Injusta.

Que vai pela clerezia?..................Simonia
E pelos membros da Igreja?..........Inveja
Cuidei, que mais se lhe punha?.....Unha.

Sazonada caramunha!
enfim que na Santa Sé
o que se pratica, é
Simonia, Inveja, Unha.

E nos frades há manqueiras?.........Freiras
Em que ocupam os serões?............Sermões
Não se ocupam em disputas?.........Putas.

Com palavras dissolutas
me concluís na verdade,
que as lidas todas de um Frade
são Freiras, Sermões, e Putas.

O açúcar já se acabou?..................Baixou
E o dinheiro se extinguiu?.............Subiu
Logo já convalesceu?.....................Morreu.

À Bahia aconteceu
o que a um doente acontece,
cai na cama, o mal lhe cresce,
Baixou, Subiu, e Morreu.

A Câmara não acode?...................Não pode
Pois não tem todo o poder?...........Não quer
É que o governo a convence?........Não vence.

Que haverá que tal pense,
que uma Câmara tão nobre
por ver-se mísera, e pobre
Não pode, não quer, não vence.

Hino nacional completa cem anos em 2009

Professor mostra como seria o hino com frases em ordem direta.Um dos registros mais antigos do hino foi escrito a mão pelo autor.
Nesta segunda-feira (13) é comemorado o dia do hino nacional e, em 2009, o hino brasileiro vai completar cem anos. O professor de português Sérgio Nogueira mostra como seria o hino se tivesse sido escrito com as frases na ordem direta, e com palavras mais simples.
O hino nacional brasileiro já teve duas versões. A primeira foi executada em 1831, quando da abdicação de Dom Pedro I. A outra é do tempo de Dom Pedro II. Com a República, o novo Governo decidiu eliminar as lembranças do Império. Um concurso, portanto, escolheu o novo hino, que o povo não gostou. Para agradar, a música foi mantida e um novo concurso elegeu outra letra. Ganhou a escrita por Osório Duque Estrada em 1909, que é a versão que cantamos até hoje. Um dos registros mais antigos do hino nacional foi escrito a mão pelo próprio autor, Osório Duque Estrada. O documento está guardado nos arquivos da Academia Brasileira de Letras e é datado de 1922. São duas folhas simples de papel almaço.
“O poeta preferiu usar e abusar das inversões e o brasileiro não gosta muito da inversão da frase. Elaborar naquele tempo era uma técnica que era louvada”, diz o escritor Domício Proença Filho.

O professor de português Sérgio Nogueira explica o sentido de parte do hino. “As margens calmas do Ipiranga ouviram o grito que ecoou forte de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria com os raios luminosos. Se conseguimos conquistar com força a garantia da igualdade, nosso peito, que somos nós próprios, com liberdade desafiamos até a morte”, diz.E o hino segue dizendo: "quando no céu formoso e belo aparece a constelação do Cruzeiro do Sul, ó, Brasil, um sonho intenso, um raio claro e límpido de amor e de esperança desce à terra". Depois, uma exaltação: "Brasil, tu és gigante, enorme pela sua natureza, pela sua origem. És belo, és forte, és destemido e o teu futuro mostrará esta grandeza. Entre tantas outras terras, o Brasil é a pátria amada e adorada. É a mãe gentil de todos nós brasileiros".“O Brasil se destaca entre todos os países da América, situado num lugar privilegiado, digamos, ao som do mar e à luz do céu", diz Nogueira. E a letra ainda diz: "nossos campos têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, a nossa vida mais amores do que qualquer outra terra possa ter"."Que a nossa bandeira seja símbolo de amor eterno. E que o verde e amarelo da nossa bandeira nos lembre das glórias do passado e da esperança de paz do futuro". E o professor completa: “mas se precisarmos, em nome da justiça, erguer a arma em luta da guerra, nenhum filho brasileiro fugirá à luta. E quem adora esta terra não teme a própria morte”.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Ser cidadão

3º ano A

Tema: Cidadania

Pesquise, depois realize! Acredite... você é capaz

  1. Apresente uma boa definição para “cidadania” e para “cidadão”.
  2. Quais são as características da cidadania?
  3. Diferencie “capitalismo” e “cidadania”.
  4. O que vem a ser:
    1. Direitos civis
    2. Direitos políticos
    3. Direitos sociais
  5. O que é um movimento social?
  6. Realize uma pesquisa sobre os partidos políticos e evidencie as principais idéias das seguintes agremiações:
    1. PT
    2. PMDB
    3. PSDB
    4. PSOL
    5. DEMOCRATAS (“antigo” PFL)
  7. Depois de ler sobre o assunto e considerando suas reflexões, você acredita que vivemos numa verdadeira democracia, após a eleição de um operário para Presidente da República? É necessário justificar sua resposta.
  8. Será que todos os partidos políticos são iguais? Justifique sua resposta, de acordo com os estudos realizados sobre as idéias fundamentais das agremiações já citadas.
  9. Você participa ou já participou de algum movimento social ou partido político? Por quê?
  10. Estando insatisfeito com alguma questão social ou de seu grupo de amizades..., você participaria ou organizaria algum movimento para transformar uma situação que afeta negativamente a todos?

Sites interessantes para pesquisa:

www.fpabramo.org.br/

www.correiocidadania.com.br/

www.culturabrasil.pro.br/

www.lpp-uerj.net/outrobrasil/

www.brasildefato.com.br/

segunda-feira, 16 de março de 2009

Não as matem

Esse rapaz que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida, é um sintoma da revivescência de um sentimento que parecia ter morrido no coração dos homens: o domínio, quand même, sobre a mulher.

O caso não é único. Não há muito tempo, em dias de carnaval, um rapaz atirou sobre a ex-noiva, lá pelas bandas do Estácio, matando-se em seguida. A moça com a bala na espinha, veio morrer, dias após, entre sofrimentos atrozes.

Um outro, também, pelo carnaval, ali pelas bandas do ex-futuro Hotel Monumental, que substituiu com montões de pedras o vetusto Convento da Ajuda, alvejou a sua ex-noiva e matou-a.

Todos esses senhores parece que não sabem o que é a vontade dos outros.

Eles se julgam com o direito de impor o seu amor ou o seu desejo a quem não os quer. Não sei se se julgam muito diferentes dos ladrões à mão armada; mas o certo é que estes não nos arrebatam senão o dinheiro, enquanto esses tais noivos assassinos querem tudo que é de mais sagrado em outro ente, de pistola na mão.

O ladrão ainda nos deixa com vida, se lhe passamos o dinheiro; os tais passionais, porém, nem estabelecem a alternativa: a bolsa ou a vida. Eles, não; matam logo.

Nós já tínhamos os maridos que matavam as esposas adúlteras; agora temos os noivos que matam as ex-noivas.

De resto, semelhantes cidadãos são idiotas. É de supor que, quem quer casar, deseje que a sua futura mulher venha para o tálamo conjugal com a máxima liberdade, com a melhor boa-vontade, sem coação de espécie alguma, com ardor até, com ânsia e grandes desejos; como e então que se castigam as moças que confessam não sentir mais pelos namorados amor ou coisa equivalente?

Todas as considerações que se possam fazer, tendentes a convencer os homens de que eles não têm sobre as mulheres domínio outro que não aquele que venha da afeição, não devem ser desprezadas.

Esse obsoleto domínio à valentona, do homem sobre a mulher, é coisa tão horrorosa, que enche de indignação.

O esquecimento de que elas são, como todos nós, sujeitas, a influências várias que fazem flutuar as suas inclinações, as suas amizades, os seus gostos, os seus amores, é coisa tão estúpida, que, só entre selvagens deve ter existido.

Todos os experimentadores e observadores dos fatos morais têm mostrado a inanidade de generalizar a eternidade do amor.

Pode existir, existe, mas, excepcionalmente; e exigi-la nas leis ou a cano de revólver, é um absurdo tão grande como querer impedir que o sol varie a hora do seu nascimento.

Deixem as mulheres amar à vontade.

Não as matem, pelo amor de Deus!

Lima Barreto

Vida urbana, 27-l-1915

quinta-feira, 12 de março de 2009

Vestibular UFG 2010

* Obras Literárias

Relação de Obras Literárias* – PS 2010-1

Título Autor Editora
Livro dos homens BRITO, Ronaldo Correia de Cosac & Naify
As primaveras ABREU, Casimiro de Várias editoras
Memórias de um sargento de milícias ALMEIDA, Manuel Antonio de Várias editoras
O demônio familiar ALENCAR, José de Várias editoras
A confissão CARNEIRO, Flávio Rocco
Nova antologia poética SOUSA, Afonso Félix de Editora da UFG

(*) OBS.: A Banca de Língua Portuguesa da UFG utilizará, na elaboração das provas para o Processo Seletivo 2010-1, a publicação mais recente dos livros das editoras indicadas.

Cibernautas:

http://bibvirt.futuro.usp.br/textos/literatura/por_autor


fonte: http://www.vestibular.ufg.br/ps2009-2/home.htm

quarta-feira, 11 de março de 2009

Cordel da Realidade

A excomunhão da vítima

( Miguezim da Princesa )

I

Peço à musa do improviso

Que me dê inspiração,

Ciência e sabedoria,

Inteligência e razão,

Peço que Deus que me proteja

Para falar de uma igreja

Que comete aberração.

II

Pelas fogueiras que arderam

No tempo da Inquisição,

Pelas mulheres queimadas

Sem apelo ou compaixão,

Pensava que o Vaticano

Tinha mudado de plano,

Abolido a excomunhão.

III

Mas o bispo Dom José,

Um homem conservador,

Tratou com impiedade

A vítima de um estuprador,

Massacrada e abusada,

Sofrida e violentada,

Sem futuro e sem amor.

IV

Depois que houve o estupro,

A menina engravidou.

Ela só tem nove anos,

A Justiça autorizou

Que a criança abortasse

Antes que a vida brotasse

Um fruto do desamor.

V

O aborto, já previsto

Na nossa legislação,

Teve o apoio declarado

Do ministro Temporão,

Que é médico bom e zeloso,

E mostrou ser corajoso

Ao enfrentar a questão.

VI

Além de excomungar

O ministro Temporão,

Dom José excomungou

A menina, sem razão,

A mãe, a vó e a tia

E se brincar puniria

Até a quarta geração.

VII

É esquisito que a igreja,

Que tanto prega o perdão,

Resolva excomungar médicos

Que cumpriram sua missão

E num beco sem saída

Livraram uma pobre vida

Do fel da desilusão.

VIII

Mas o mundo está virado

E cheio de desatinos:

Missa virou presepada,

Tem dança até do pepino,

Padre que usa bermuda,

Deixando mulher buchuda

E bolindo com os meninos.

IX

Milhões morrendo de Aids:

É grande a devastação,

Mas a igreja acha bom

Furunfar sem proteção

E o padre prega na missa

Que camisinha na lingüiça

É uma coisa do Cão.

X

E esta quem me contou

Foi Lima do Camarão:

Dom José excomungou

A equipe de plantão,

A família da menina

E o ministro Temporão,

Mas para o estuprador,

Que por certo perdoou,

O arcebispo reservou

A vaga de sacristão.

---

Miguezim de Princesa é poeta popular, paraibano radicado em Brasília.

A excomunhão da vítima

( Miguezim da Princesa )

I

Peço à musa do improviso

Que me dê inspiração,

Ciência e sabedoria,

Inteligência e razão,

Peço que Deus que me proteja

Para falar de uma igreja

Que comete aberração.

II

Pelas fogueiras que arderam

No tempo da Inquisição,

Pelas mulheres queimadas

Sem apelo ou compaixão,

Pensava que o Vaticano

Tinha mudado de plano,

Abolido a excomunhão.

III

Mas o bispo Dom José,

Um homem conservador,

Tratou com impiedade

A vítima de um estuprador,

Massacrada e abusada,

Sofrida e violentada,

Sem futuro e sem amor.

IV

Depois que houve o estupro,

A menina engravidou.

Ela só tem nove anos,

A Justiça autorizou

Que a criança abortasse

Antes que a vida brotasse

Um fruto do desamor.

V

O aborto, já previsto

Na nossa legislação,

Teve o apoio declarado

Do ministro Temporão,

Que é médico bom e zeloso,

E mostrou ser corajoso

Ao enfrentar a questão.

VI

Além de excomungar

O ministro Temporão,

Dom José excomungou

A menina, sem razão,

A mãe, a vó e a tia

E se brincar puniria

Até a quarta geração.

VII

É esquisito que a igreja,

Que tanto prega o perdão,

Resolva excomungar médicos

Que cumpriram sua missão

E num beco sem saída

Livraram uma pobre vida

Do fel da desilusão.

VIII

Mas o mundo está virado

E cheio de desatinos:

Missa virou presepada,

Tem dança até do pepino,

Padre que usa bermuda,

Deixando mulher buchuda

E bolindo com os meninos.

IX

Milhões morrendo de Aids:

É grande a devastação,

Mas a igreja acha bom

Furunfar sem proteção

E o padre prega na missa

Que camisinha na lingüiça

É uma coisa do Cão.

X

E esta quem me contou

Foi Lima do Camarão:

Dom José excomungou

A equipe de plantão,

A família da menina

E o ministro Temporão,

Mas para o estuprador,

Que por certo perdoou,

O arcebispo reservou

A vaga de sacristão.

---

Miguezim de Princesa é poeta popular, paraibano radicado em Brasília.

msg recebida de uma grande amiga.

Crônica

A crônica é um gênero que tem relação com a idéia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa.
A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.
A crônica pode receber diferentes classificações:
- a lírica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo;
- a humorística, em que o autor faz graça com o cotidiano;
- a crônica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;
- a filosófica, reflexão a partir de um fato ou evento;
- e jornalística, que apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, pode ser policial, esportiva, política etc.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica.htm

Crônica - Motel

Mirtes não se agüentou e contou para a Lurdes:
- Viram teu marido entrando num motel.
A Lurdes abriu a boca e arregalou os olhos. Ficou assim, uma estátua de espanto, durante um minuto, um minuto e meio. Depois pediu detalhes.
- Quando? Onde? Com quem?
- Ontem. No Discretissimu's.
- Com quem? Com quem?
- Isso eu não sei.
- Mas como? Era alta? Magra? Loira? Puxava de uma perna?
- Não sei, Lu.
- O Carlos Alberto me paga. Ah, me paga.
Quando o Carlos Alberto chegou em casa e ... Lurdes anunciou que iria deixá-lo. E contou por quê.
- Mas que história é essa, Lurdes? Você sabe quem era a mulher que estava comigo no motel. Era você.
- Pois é. Maldita hora em que eu aceitei ir. Discretissimu's! Toda a cidade ficou sabendo. Ainda bem que não me identificaram.
- Pois então?
- Pois então que eu tenho que deixar você. Não vê? É o que to das as minhas amigas esperam que eu faça. Não sou mulher de ser enganada pelo mar ido e não reagir.
- Mas você não foi enganada. Quem estava comigo era você!
- Mas elas não sabem disso!
- Eu não acredito, Lurdes. Você vai desmanchar nosso casamento por isso? Por uma convenção?
- Vou.
Mais tarde, quando a Lurdes estava saindo de casa, com as malas, o Carlos Alberto a interceptou. Estava sombrio.
- Acabo de receber um telefonema - disse. - Era o Dico.
- O que ele queria?
- Fez mil rodeios, mas acabou me contando. Disse que, como meu amigo, tinha que contar.
- O quê?
- Você foi vista saindo do motel Discretissimu's ontem, com um homem.
- O homem era você.
- Eu sei, mas eu não fui identificado.
- Você não disse que era você?
- O quê? Para que os meus amigos pensem que eu vou a motel com a minha própria mulher?
- E então?
- Desculpe, Lurdes, mas...
- O quê?
- Vou ter que te dar um tiro.
(Luís Fernando Veríssimo)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Novas regras/acordo ortográfico


Principais regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Pelo novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa essas são as novas formas de se escrever. O documento unifica o idioma em todos os países que o adota e começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2009 no Brasil. Até dezembro de 2012, a forma atual também é aceita. O resumo tem como colaboradora a professora Stella Bortoni, linguista da Universidade de Brasília (UnB). Confira:
Alfabeto
Antes do acordo, tinha 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km). Além disso, são letras usadas pelo português para nomes indígenas (as línguas indígenas são ágrafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prática: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras - “quilo” não passa a ser “kilo” - por serem “pouco produtivas” ao português, na opinião da linguista.
Somem da Ortografia
Trema
Desaparecem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal “u” em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em “linguiça”, o “ui” continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Hübner.
Acento diferencial
Também somem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase “o país pode alcançar um grande grau de progresso” está no presente ou no passado.
Acento circunflexo
Não é mais usado nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar…) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.
Acento agudo
1 - Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, “assembléia” e “paranóia” passam a ser assembleia e paranoia. No caso de “apóio”, o leitor deverá compreender o contexto em que se insere - em “Eu apoio o canditato Fulano”, leia-se “eu apóio”, enquanto “Tenho uma mesa de apoio em meu escritório” continua a ser escrito e lido da mesma forma.
2 - Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.
Uso do Hífen
Deixa de existir na língua em apenas dois casos:
1 - Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma exceção: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.
2 - Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.
Em Portugal
Caem o “c” e o “p” mudos, como “óptimo” e “acto”. Passam a ser grafadas como o Brasil já fazia. Palavras como “herva” e “húmido” também passam a ser escritas como aqui: erva e úmido.
Fonte: Ministério da Cultura, através do site
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=379

Bullying

O que é:

Bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da "brincadeira", que pode entrar em depressão.
Onde ocorre

O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores conseqüências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente.

"O bullying é praticado em 100% das escolas de todo o mundo. Na maioria das vezes, ele é visto como brincadeira própria do amadurecimento da criança. Mas é devido a essa interpretação equivocada que a prática vem se alastrando cada vez mais. Por outro lado, não devemos generalizar e creditar ao bullying todas as situações que ocorrem dentro e fora da escola, ou de forma virtual. Primeiramente, temos que conhecer o fenômeno e saber diferenciá-lo das brincadeiras próprias da idade", explica a professora Cleo Fante, autora dos livros "Bullying Escolar" e "Bullying e Desrespeito: Como Acabar com Essa Cultura na Escola" (ambos da Editora Artmed), que desde desde 2000 vem pesquisando a questão da violência nas escolas, dedicando-se especialmente ao estudo do fenômeno bullying.

As principais formas de maus-tratos:

1. Físico (bater, chutar, beliscar).
2. Verbal (apelidar, xingar, zoar).
3. Moral (difamar, caluniar, discriminar).
4. Sexual (abusar, assediar, insinuar).
5. Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir).
6. Material (furtar, roubar, destroçar pertences).
7. Virtual (zoar, discriminar, difamar, por meio da internet e celular).

Sinais de que se manifestam em vítimas de bullying

1. Apresenta com freqüência desculpas para faltar às aulas ou indisposições como dores de cabeça, de estômago, diarréias, vômitos antes de ir à escola.
2. Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes
3. Apresenta desmotivação com os estudos, queda do rendimento escolar e dificuldades de concentração e aprendizagem.
4. Volta da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais sujos ou danificados.
5. Apresenta aspecto contrariado, deprimido, aflito, ou tem medo de voltar sozinho da escola.
6. Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas e fazer amizades.
7. Vive isolado em seu mundo e não querer contato com outras pessoas que não façam parte da família.

O que fazer se alguém está sendo vítima de bulling

1. Observe qualquer mudança no comportamento.
2. Estimule para que fale sobre o seu dia-a-dia na escola.
3. Não culpe a criança pela vitimização sofrida.
4. Transforme o seu lar num local de refúgio e segurança.
5. Ajude a criança a expressar-se com segurança e confiança.
6. Valorize os aspectos positivos da criança e converse sobre suas dificuldades pessoais e escolares.
7. Procure ajuda psicológica e de profissionais especializados.

Sinais que manifestam em quem pratica bullying.

1. Apresenta distanciamento e falta de adaptação aos objetivos escolares.
2. Volta da escola com ar de superioridade, exteriorizando ou tentando impor sua autoridade sobre alguém.
3. Apresenta aspecto e/ou atitudes irritadiças, mostrando-se intolerante frente a qualquer situação ou aos diferentes aspectos das pessoas.
4. Costuma resolver seus problemas, valendo-se da sua força física e/ou psicológica.
5. Apresenta atitude hostil, desafiante e agressiva com os irmãos e pais, podendo chegar a ponto de atemorizá-los sem levar em conta a idade ou a diferença de força física.
6. Porta objetos ou dinheiro sem justificar sua origem.
7. Apresenta habilidades em sair-se de "situações difíceis".

O que fazer se o seu filho pratica bullying

1. Observe atentamente o comportamento e os sentimentos expressos pela criança.
2. Mantenha tranqüilidade e calma. Converse, objetivando encontrar os motivos que o levam a agir desta maneira.
3. Reflita sobre o modelo educativo que você está oferecendo ao seu filho.
4. Evite bater ou aplicar castigos demasiadamente severos. Isso só poderá promover raiva e ressentimentos. Procure profissionais que possam auxiliá-lo a lidar com esse tipo de comportamento.
5. Dê segurança e amor.
6. Incentive a mudança de atitudes. Um bom começo é pedir desculpas e deixar a vítima em paz.
7. Não ignore o fato ou ache desculpas para as suas atitudes. Lembre-se que com o tempo esse comportamento pode conduzir a uma vida delituosa e infeliz.
8. Procure a direção da escola ou ajuda de um conselho tutelar.
9. Participe de projetos solidários propostos pela escola e incentive seu filho a participar.

*Fonte:
Centro Multiprofissional de Estudos e Orientação Sobre o Bullying Escolar (CEMEOBES). Através do site
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361

sexta-feira, 6 de março de 2009

Assim eu vejo a vida

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.
(Cora Coralina)

quarta-feira, 4 de março de 2009

O testamento da águia

Houve há muito tempo uma grande águia que vivia solitária no alo de uma montanha. Mais abaixo, moravam seus filhos. Certo dia, sentindo que a morte estava próxima, chamou-os com um poderoso grito e, assim que os viu reunidos, começou a falar-lhes:

― Procurei criá-los de modo que pudessem enfrentar o sol e, com isso, voar mais alto que qualquer outra ave. Os que não conseguiam suportar a luz e o calor, deixei morrer à míngua. Portanto,vocês são tão fortes que nenhum animal se atreverá a atacar seus ninhos. Porém, assim como serão temidos e respeitados, devem igualmente respeitá-los e deixar que comam os restos de suas caças.

― Sinto que o momento de minha morte está bem próximo, continuou a dizer-lhes. Mas não quero esperá-lo aqui no meu ninho, vou em direção ao sol e chegar o mais próximo possível de seu calor, até que os raios queimem minhas velhas asas. Depois disso, cairei de volta na terra e meu corpo mergulhará nas águas. No entanto, como esse é o destino das águias, voltarei à tona pronta para iniciar uma outra vida.

Tal como dissera em seu testamento, a águia alçou voo e majestosamente foi contornando amontanha até que, num súbito impulso, subiu rumo ao sol para que este, queimando-a, desse-lhe, enfim, o merecido descanso.

Angela Leite de Souza, in a cotovia e outras fábulas. Belo Horizonte: Dimensão, 1999

segunda-feira, 2 de março de 2009

Retrato

Cecília Meireles

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coraçãoque nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdidaa minha face?

domingo, 1 de março de 2009

Adjetivo - Emília no pais da gramática

Entre os Adjetivos

No bairro dos ADJETIVOS O aspecto das ruas era muito diferente.

Só se viam palavras atreladas. Os meninos admiraram-se da novidade e o rinoceronte explicou:

— Os Adjetivos, coitados, não têm pernas; só podem movimentar-se atrelados aos Substantivos. Em vez de designarem seres ou coisas, como fazem os Nomes, os adjetivos designam as qualidades dos Nomes.

Nesse momento os meninos viram o Nome Homem, que saía duma casa puxando um Adjetivo pela coleira.

— Ali vai um exemplo — disse Quindim. — Aquele Substantivo entrou naquela casa para pegar o Adjetivo Magro. O meio da gente indicar que um homem é magro consiste nisso — atrelar o Adjetivo Magro ao Substantivo que indica o Homem.

— Logo, Magro é um Adjetivo que qualifica o Substantivo— disse Pedrinho — porque indica a qualidade de ser magro.

— Qualidade ou defeito? — asneirou Emília. — Para Tia Nastácia ser magro é defeito gravíssimo.

— Não burrifique tanto, Emília! — ralhou Narizinho. — Deixe o rinoceronte falar.

O armazém dos Adjetivos era bem espaçoso e algumas prateleiras recobriam as paredes. Na prateleira dos qualificativos PÁTRIOS, Narizinho encontrou muitos conhecidos seus, entre os quais Brasileiro, Inglês, Chinês, Paulista, Polaco, Italiano, Francês e Lisboeta, que só eram atrelados a seres ou coisas do Brasil, da Inglaterra, da China, de São Paulo, da Polônia, da Itália, da França e de Lisboa.

Havia ali muito poucos Adjetivos daquela espécie. Mas as prateleiras dos que não eram Pátrios estavam atopetadinhas. Os meninos viram lá centenas, porque todas as coisas possuem qualidades e é preciso um qualificativo para cada qualidade das coisas. Viram lá Seguro, Rápido, Branco, Belo, Mole, Macio, Áspero, Gostoso, Implicante, Bonito, Amável, etc. — todos os que existem.

— E na sala vizinha? — perguntou o menino.

— Lá estão guardadas as LOCUÇÕES ADJETIVAS.

— O que são essas Senhoras Locuções? — perguntou Emília.

— São expressões que equivalem a um adjetivo e são empregadas no lugar deles. Por exemplo, quando digo: O calor da tarde aborrece o Visconde, estou usando a Locução Da tarde em lugar do Adjetivo Vespertino; ou quando digo Presente de Rei, em lugar de Presente Rêgio.

Aquele Presente Régio agradou Emília, que ficou pensativa.

O movimento no bairro dos Adjetivos mostrava-se intenso.

Milhares de Nomes entravam constantemente para retirar das prateleiras os Adjetivos de que precisavam — e lá se iam com eles na trela.

Outros vinham repor nos seus lugares os Adjetivos de que não necessitavam mais.

— As palavras não param — observou Quindim. — Tanto os homens como as mulheres (e sobretudo estas) passam a vida a falar, de modo que a trabalheira que os humanos dão às palavras é enorme.

Nesse momento uma palavra passou por ali muito alvoroçada.

Quindim indicou-a com o chifre, dizendo:

— Reparem na talzinha. É o Substantivo Maria, que vem em busca de Adjetivos. Com certeza trata-se de algum namorado que está a escrever uma carta de amor a alguma Maria e necessita de bons Adjetivos para melhor lhe conquistar o coração.

A palavra Maria achegou-se a uma prateleira e sacou fora o Adjetivo Bela; olhou-o bem e, como se o não achasse bastante, puxou fora a palavra Mais; e por fim puxou fora o Adjetivo Belíssima.

— A palavra Mais forma o Comparativo, com o qual o namorado diz que essa Maria é Mais Bela do que tal outra; e com o Adjetivo Belíssima ele dirá que Maria é extraordinariamente bela. E desse modo, para fazer uma cortesia à sua namorada, ele usa os dois GRAUS DO ADJETIVO. Partindo da forma normal que é a palavra Bela, usa o GRAU COMPARATIVO, com a expressão Mais Bela, e usa o GRAU SUPERLATIVO, com a palavra Belíssima.

— Mas nem sempre é assim — observou Emília. — Lá no sítio, quando eu digo Mais Grande, Dona Benta grita logo: "Mais grande é cavalo".

— E tem razão — concordou o rinoceronte —, porque alguns Adjetivos, como Bom, Mau, Grande e Pequeno, saem da regra e dão-se ao luxo de ter formas especiais para exprimir o Comparativo. Bom usa a forma Melhor. Mau usa a forma Pior. Grande usa a forma Maior, e Pequeno usa a forma Menor. O resto segue a regra.

— E para que serve o SUPERLATIVO?

— Para exagerar as qualidades do Adjetivo. Forma-se principalmente com um íssimo ou com um Érrimo no fim da palavra, como Feliz, Felicíssimo; Salubre, Salubérrimo. Ou então usa o O Mais, como O Mais Feliz.

— E se quiser exagerar para menos? — indagou Pedrinho.

— Nesse caso usa a expressão O Menos Feliz...

— Sim — murmurou Emília distraidamente, com os olhos postos no Visconde, que continuava calado e apreensivo como quem está incubando uma idéia. — O Sonsíssimo Visconde, ou O Mais Sonso de todos os sabugos científicos.. .

De fato, o Visconde estava preparando alguma. Deu de ficar tão distraído, que até começou a atrapalhar o trânsito. Tropeçou em várias palavras, pisou no pé de um Superlativo e chutou um O maiúsculo, certo de que era uma bolinha de futebol.

Que seria que tanto preocupava o Senhor Visconde?