quinta-feira, 10 de junho de 2010

PENSAR EDUCAÇÃO 2010

"Sem comunicação não há educação::quanto maior a conexão, melhor fica a educação"




CONFERÊNCIAS
09/06 -
  1. Professor ativista: Construindo conexões em rede - Nelson Pretto
  • As tecnologias não mudam a prática; a prática tem que apropriar-se das tecnologias
  • O celular é um anciolitico eletronico, o pai liga, se o filho atende o pai relaxa: ta vivo! Gostei @Rivoltella
  • @Rivoltella afirma que a realidade da comunicacao esta integrada nas tics digitais.
  • @Rivoltella afirma q situacao dos profs na Italia e mto semelhante daqui. Desafios planetarios, portanto!
 
  1. Educação: Culturas Digitais, Mídias Sociais e Cidadania - Pier Cesare Rivoltella
div class="prezi-player">



    Telemothering 


      10/06 -
      1. As Ondas de Mudança da Sociedade: a importância da Educação e da Comunicação - Helena Gasparini



      •  a tecnologia ajuda a educação
      • e a educação dos pais, como deve ser? "é constante a pergunta da família se questionando o que realmente pode ser considerado certo ou errado na criação dos filhos. os edcadores, de maneira geral, se colocam em dúvida sobre o modismo dominante entre as crianças e os jovens, na incerteza de proibir ou não, determinados usos"
      • é preciso atualizar através das mudanças, da quebra de paradigmas :: "a educação é desafio constante. muda conforme a época - dessa forma educar exige flexibilidade e atenção permanente dos educadores, para acompanhar as rápidas mudanças às quais as crianças se adaptam facilmente. quando éramos os filhos, nossos pais também setiram muitas dificuldades, peculiares a sua realidade. enquanto, atualmente, nos preocupamos com o uso indevido que as criaças possam fazer da internet e dos celulares, nossos avós receiavam como os nossos pais usavam a televisão" 
      • [...] "os pequenos tiranos são frutos do poder outorgado pelos pais permissivos, que lhes dão tudo, mas não o valor da conquista, da segurança, do respeito pelo outro, da vida, do amor. Ou, pelo contrario, pais autoritários, que usam a pressão psicológica e a força física, na impotência da sua autoridade, marcando a criança, externa e internamente, qua a inutiliza em seu desenvolvimento podendo gerar um vulcão social de agressividade e violência." 
      • [...] "a atenção participativa, o diálogro franco, o afeto nos pequenos gestos, capazes de motivar emoções, podem influencia mais a formção da personalidade do filho, do que presentes, gritos o até a indiferença"
      • a educação formal na escola requer prparo dos educadores na capacitação coninuada = aprender a aprender e aprender a desaprender

      1. Painel: As mídias Como ferramentas da Educação
      • internet: Volney Faustini
      • jornalismo: Cileide Alves
      • cultura: Wolney Unes
      • cinema: Luiz Edurdo Jorge
      • coordenação: Elianda Tiballi
      11/06 -
      1. Integração de Mídias e Tenologias ao Currículo - Maria Elizabeth Bianconcini
      • "as características constitutivas da tecnologia digital de representação do conhecimento em hipertexto, busca, atualização e articulação de informações e autoria, propiciam novos modos de expressar ideias, comunicar, aprender e ensinar"
      • [...] "a palavra chave é integraçao entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias"
      • [...] "é importante ressaltar que as tecnologias digitais como instrumentos de informação e comunicação são constituídas de interfaces digitais, que fazem a mediação entre os sistemas computacionais ou entre estes sitemas e as pessoas ou ainda entre as pessoas por meio desses sistemas. assim, o uso dessas tecnologias implica romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...)"
      1. Educação em Mundos Viruais: desafios e perspectivas para a inovação - Eliane Schelmmer
      •  "o desenvolvimento do professor requer contínuos investimentos na construção e reconstrução do saber pedagógico e tecnológico"
      • "os ambientes virtuais de aprendizagem nos abre caminhos para formas diferentes de organização do processo ensino-aprendizagem. Vale a pena inovar, testar, experimentar, não apenas com o propósito de adequar-nos a uma realidade moderna, mas principalmente para que possamos questionar e refletir sobre aquilo que bem conhecemos"
      12/06 -
      1. O poder da palavra: o sentimento na educação - Arquilau Romão










      • somos arquitetos do nosso destino
      • que tipo de aluno queremos formar?
      • leituras de mundo (Freire): o dito e o feito
      • quero um aluno de cabeça bem feita, não quero um aluno de cabeça cheia
      • pare para pensar ou pense sem parar?
      • pense duas vezes antes de agir ou aja duas vezes antes de pensar?

      • ENTUSIASMO = (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista. (wikipédia)
      • ENCORAJAMENTO =
      • ÂNIMO =
      • ENFEZADO = hostil
        1. Pedagogia Circense e Escola Circo - Dom Fernando

        Nenhum comentário: