"Sem comunicação não há educação::quanto maior a conexão, melhor fica a educação"
CONFERÊNCIAS
09/06 -
- Professor ativista: Construindo conexões em rede - Nelson Pretto
- As tecnologias não mudam a prática; a prática tem que apropriar-se das tecnologias
- O celular é um anciolitico eletronico, o pai liga, se o filho atende o pai relaxa: ta vivo! Gostei @Rivoltella
- @Rivoltella afirma que a realidade da comunicacao esta integrada nas tics digitais.
- @Rivoltella afirma q situacao dos profs na Italia e mto semelhante daqui. Desafios planetarios, portanto!
- Educação: Culturas Digitais, Mídias Sociais e Cidadania - Pier Cesare Rivoltella
Telemothering
10/06 -
- As Ondas de Mudança da Sociedade: a importância da Educação e da Comunicação - Helena Gasparini
- a tecnologia ajuda a educação
- e a educação dos pais, como deve ser? "é constante a pergunta da família se questionando o que realmente pode ser considerado certo ou errado na criação dos filhos. os edcadores, de maneira geral, se colocam em dúvida sobre o modismo dominante entre as crianças e os jovens, na incerteza de proibir ou não, determinados usos"
- é preciso atualizar através das mudanças, da quebra de paradigmas :: "a educação é desafio constante. muda conforme a época - dessa forma educar exige flexibilidade e atenção permanente dos educadores, para acompanhar as rápidas mudanças às quais as crianças se adaptam facilmente. quando éramos os filhos, nossos pais também setiram muitas dificuldades, peculiares a sua realidade. enquanto, atualmente, nos preocupamos com o uso indevido que as criaças possam fazer da internet e dos celulares, nossos avós receiavam como os nossos pais usavam a televisão"
- [...] "os pequenos tiranos são frutos do poder outorgado pelos pais permissivos, que lhes dão tudo, mas não o valor da conquista, da segurança, do respeito pelo outro, da vida, do amor. Ou, pelo contrario, pais autoritários, que usam a pressão psicológica e a força física, na impotência da sua autoridade, marcando a criança, externa e internamente, qua a inutiliza em seu desenvolvimento podendo gerar um vulcão social de agressividade e violência."
- [...] "a atenção participativa, o diálogro franco, o afeto nos pequenos gestos, capazes de motivar emoções, podem influencia mais a formção da personalidade do filho, do que presentes, gritos o até a indiferença"
- a educação formal na escola requer prparo dos educadores na capacitação coninuada = aprender a aprender e aprender a desaprender
- Painel: As mídias Como ferramentas da Educação
- internet: Volney Faustini
- jornalismo: Cileide Alves
- cultura: Wolney Unes
- cinema: Luiz Edurdo Jorge
- coordenação: Elianda Tiballi
- Integração de Mídias e Tenologias ao Currículo - Maria Elizabeth Bianconcini
- "as características constitutivas da tecnologia digital de representação do conhecimento em hipertexto, busca, atualização e articulação de informações e autoria, propiciam novos modos de expressar ideias, comunicar, aprender e ensinar"
- [...] "a palavra chave é integraçao entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias"
- [...] "é importante ressaltar que as tecnologias digitais como instrumentos de informação e comunicação são constituídas de interfaces digitais, que fazem a mediação entre os sistemas computacionais ou entre estes sitemas e as pessoas ou ainda entre as pessoas por meio desses sistemas. assim, o uso dessas tecnologias implica romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...)"
- Educação em Mundos Viruais: desafios e perspectivas para a inovação - Eliane Schelmmer
- "o desenvolvimento do professor requer contínuos investimentos na construção e reconstrução do saber pedagógico e tecnológico"
- "os ambientes virtuais de aprendizagem nos abre caminhos para formas diferentes de organização do processo ensino-aprendizagem. Vale a pena inovar, testar, experimentar, não apenas com o propósito de adequar-nos a uma realidade moderna, mas principalmente para que possamos questionar e refletir sobre aquilo que bem conhecemos"
- O poder da palavra: o sentimento na educação - Arquilau Romão
- somos arquitetos do nosso destino
- que tipo de aluno queremos formar?
- leituras de mundo (Freire): o dito e o feito
- quero um aluno de cabeça bem feita, não quero um aluno de cabeça cheia
- pare para pensar ou pense sem parar?
- pense duas vezes antes de agir ou aja duas vezes antes de pensar?
- ENTUSIASMO = (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista. (wikipédia)
- ENCORAJAMENTO =
- ÂNIMO =
- ENFEZADO = hostil
- Pedagogia Circense e Escola Circo - Dom Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário