sexta-feira, 12 de março de 2010

E-Proinfo Ensinando e Aprendendo com as TIC 10 mar 2010

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
UNIDADE II – INTERNET - HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
2.2 O QUE É HIPERTEXTO?
Impressões sobre a experiência de navegação. Como é lidar com um produto textual em que se navega além de ler.
Quem navega à deriva sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos[3]

Para que informações se tornem efetivos e eficazes conhecimentos é necessário um prévio conhecimento e entendimento dos conceitos bases que sustentam o cabedal eleito. A partir de então, e delimitado o campo de informes a serem investigados foi possível trazer à baila que

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.[4]

[...]

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.[5]

Principais características dos hipertextos: Intertextualidade: Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear[6]

Enquanto recursos para consultas, leituras, e ilustrações, são consideráveis as vantagens pedagógicas de se trabalhar com hipertextos na educação, como se tem disponível na teia cibernética:

Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.[7]

Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.[8]

Contudo é mister não se entregar à fantasiosa viagem do milagre da aprendizagem via acesso virtual. Toda atividade de ensino-aprendizagem deve ser cuidadosamente planejada e contemplar as diversas psicologias, tempos, habilidades e competências dos educandos, haja vista que no sistema brasileiro de educação as diversidades sócio-econômico-culturais são muito acentuadas, contemplando, de tal sorte, nas escolas turmas muito heterogêneas quanto à posse e acesso das ferramentas virtuais de multimídias. O que para uns é motivo de “alívio” por contar com um recurso tão cômodo e lúdico, para outros se torna tortura intraindividual ao ver-se em tão acentuada desigualdade!

Valmafideles.

[1] http://curso100horas.blogspot.com/2009/04/atividade-22b-o-que-e-hipertexto.html
[2] idem
[3] http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83221/pg2.html, por Marcus Vinicius
[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
[5] Idem
[6] idem idem
[7] idem idem idem
[8] http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/, por ARAUJO, Lindomar da Silva.

Nenhum comentário: