quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Gripe A

Existem muitas dúvidas em relação à Gripe A. Seguem abaixo importantes informações gerais:
O vírus da Gripe A (H1N1) pode ficar viável (vivo) até 10 horas numa superfície lisa, daí a necessidade de limpeza e desinfecção constante das mãos e superfícies (álcool gel 70%)
O vírus não é mortal. O que provoca a morte são as complicações causadas pela pneumonia.
Os grupos mais suscetíveis às complicações são os indivíduos portadores de doenças respiratórias crônicas, imunocomprometidos (HIV-AIDS, diabetes, câncer, transplantados, outros), obesos, grávidas e crianças de baixo peso.
O álcool gel 70% é extremante eficaz para a desinfecção de mãos e superfícies (fricção), podendo substituir a água e sabão.
O período de incubação do vírus é de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem, quase que imediatamente.
O vírus entra em contato com o hospedeiro pelo contato direto e /ou indireto: ao dar as mãos, beijar a bochecha e pelo nariz, boca e olhos. Pode ocorrer a transmissão também através do contato com superfícies contaminadas.
A vacinação para a gripe sazonal não protege contara a Gripe A. Até o momento não há vacinas para a Gripe A.
Não há risco de adquirir a Gripe A ao ingerir carne suína.
Finalmente seguem algumas orientações do CDC (EUA) para a divulgação entre nossos colegas, familiares, pacientes e comunidade:
Em caso de suspeita e/ou confirmação da Gripe A, utilizar a máscara N95, popularmente conhecida como “bico-de-pato”. Só a mesma previne o contágio para vias aéreas.
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, ou utilizar álcool gel 70% para desinfecção de mãos.
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável e evite tocar seus olhos, nariz e boca (especialmente após tocar em maçanetas, corrimões, etc.).
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Pessoas com qualquer tipo de gripe não devem freqüentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
Procurar logo uma unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1) para diagnóstico e tratamento adequados.
Ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica.
Se você ficar doente, fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola.
Fontes:
- Organização Mundial da Saúde (OMS)- Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – USA- Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde- Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo-
www.portalbiologica.com.br

Nenhum comentário: