Hoje concluimos a primeira etapa do curso PROINFO INTEGRADO - Introdução à Educação Digital, de tudo restou-me a esperança de que possamos fazer melhor a cada dia o nosso ofício e que o esforço e constância são elementos indispensáveis para se lograr êxito.
Gratidão ao bem recebido, eis um grande imperativo!
À equipe que se dispôs a viagens e entregar-nos um pouco mais do conhecimento que vem adquirindo, o meu carinho. Que sejamos, pois, sempre parceiras no "atletismo" da formação continuada, é meu anelo.
As “habilidades” que listarei a seguir podem ser discutiveis e em número limitado. Arrisco-me, no entanto, a afirmar que quantas mais forem as habilidades possuidas, mais perto se chegará do perfil de um professor digital. Vejamos:
1. Possuir um endereço de e-mail e utilizá-lo pelo menos dua vezes por semana (o ideal seria fazê-lo diariamente);
2. Possuir um blog, um site ou uma página autalizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta seu conhecimento com outras pessoa;
3. Participar ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional;
4. Possuir algm programa de troca de mensagens on-line, como MSN, com, no mínimo dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usá-lo para fins profissionais elo menos uma vez por semana, em média;
5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e lê-lo regularmente;
6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos, usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint);
7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;
8. Preparar pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;
9. Manter contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;
10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias em suas aulas.
Note que na lista acima não foi incluída em nenhum item a necessidade de se “possuir um computador”, porque de fato não é preciso possuir algum para ser um professor dgital, ou mesmo para incluir-se digitalmente. No entanto, muitos professores que conheço possuem computadores e acesso à Internet, mas não chegam a ter nem três das dez habilidades.
As habilidades acima envolvem o “fazer”, o agir, a inclusão efetiva do professor no mundo digital. Nenhuma oficina de capacitação ou curso de computação, por si só, traz nenhuma das habilidades acima, pois todas elas demandam o “uso regular do computador e da Internet”.
Aproveite e faça você mesmo o teste para medir o quanto você se enquadra no perfil do professor digital. Some um ponto para cada item dessa lista que se aplicar a você. Caso você some mais de cinco pontos, já pode se considerar como parte da vanguarda dos professores digitais.
*José Carlos Antonio
Um comentário:
Passei a minha vida a procura
Alguém que eu podesse confiar
Achava que aqui batia um coração
E que dele ouvesse uma emoção
Já naum era fácil entender
O amor que sinto por vc
O amor até parece um vulcão
A paixão me pegou
Tentei escapa naum consegui
Mas eu naum posso mudar
Esse sentimento que sinto
Por vc nem se o céu dezaba
E nem se a terra tremer
Eu deixaria de amar vc....
josé alberto 1 ano A
Postar um comentário