sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Exemplos de cacofonia


“O meu nome é Passos Dias Aguiar Mota.” ou “Jamais chamaria ao meu filho Adolfo Dias.”

Ele  tem pretensões acerca dela

"Não pense nunca nisso" = Não pense num caniço.

"Já que tinha resolvido” = jaquetinha.



"Fábio Conceição pediu a bola e Cafu deu".  (Narração de jogo do Brasil na Coréia).

"chuta Neneca, gol!" (Idem)

 "Amasse sal e alho no aparelho de socar alho". (parte de receita de uma apresentadora de TV)

Lá, onde abunda a pita,

E a doce flor no cume cheira. (trecho de um antigo poema)

Outras frases cacofônicas:

"Lagartos do cume saiam".

"Entrega-se uma laranja por cada".

"Vamos já, que a pressa em mim abunda".
  

Em linguagem caipira:

"Topei dano nela com a vara de tocá gado".

"Tê... tinha, acabô-se tudo; só se fô desse".

"Deixa eu i-me já, que já tá pingano".
E você, já pagou algum mico por causa alguma palavra desse tipo que abunda na sua língua?


Outras frases citadas:
- Fui à casa do meu avô que dá os fundos para o bar. (a casa ou o avô?)
- Vou-me já. (mijá)
- Muito obrigado pelas honras que me já dão. (mijadão)
- Nenhum segurança havia dado. (segurança aviadado)
- Governo confisca gado de fazendas. (confiscagado)
- Usei um pilão de socar alho. (só caralho)
- Olha essa fada. (é safada) 

Nenhum comentário: