quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudando o processo de comunicação

No mundo non me sei parella,
Mentre me for’ como me vai,
Ca já moiro por vós – e ai
Mia senhor branca e vermelha,
Queredes que vos retraia
Quando vos eu vi em saia!
Mão dia me levantei,
Que vos entorn non vi fea!

E, mia senhor, des aquel di’, ai!
Me foi a mi muin mal,
E vós, filha de don Paai
Moniz, e bem vos semelha
D’aver eu por vós guarvaia,
Pois eu, mia senhor, d’alfaia
Nunca de vós ouve nem ei valia d’ua Correa.
(Paio Soares Taveirós)


No mundo ninguém se assemelha a mim (parelha: semelhante)
enquanto a minha vida continuar como vai
porque morro por vós, e ai
minha senhora de pele alva e faces rosadas,
quereis que vos descreva (retrate)
quando vos eu vi sem manto (saia: roupa íntima)
Maldito dia! me levantei
que não vos vi feia (ou seja, a viu mais bela)

E, minha senhora, desde aquele dia, ai
tudo me foi muito mal
e vós, filha de don Pai -
Moniz, e bem vos parece
de ter eu por vós guarvaia (guarvaia: roupa luxuosa)
pois eu, minha senhora, como mimo (ou prova de amor)
de vós nunca recebi
algo, mesmo que sem valor. (correa: coisa.sem valor)


ps. colaborador/Gustavo

Nenhum comentário: